A Academia Latina da Gravação anunciou, nesta terça-feira (21), as novidades para a edição de 2023 do Grammy Latino. A cerimônia só acontece em novembro, mas os fãs de música já podem esperar por novas categorias, incluindo uma dedicada a Melhor Interpretação de Música Urbana em Português e Melhor Compositor do Ano.
Confira as novidades:
Melhor Compositor do Ano
Como parte da recém-criada Área Compositor, a nova categoria reconhece a profissão e a arte de compor canções. Os compositores devem ter um mínimo de seis canções recém-compostas, nas quais são creditados como compositores ou co-autores, e não intérpretes, produtores ou engenheiros.
Melhor Canção de Cantor/Compositor
Para serem elegíveis para esta nova categoria dentro do Área Cantor/Compositor, os singles ou faixas devem conter pelo menos 51% da letra em espanhol, português ou qualquer dialeto regional nativo, e devem ser de um Álbum de Cantor/Compositor que concorra na Categoria Álbum de Cantor/Compositor naquele ano.
Melhor Interpretação de Música Urbana em Língua Portuguesa
A nova categoria dentro do Área de Língua Portuguesa reconhece a quantidade de música urbana criada no Brasil e em Portugal. Os singles ou faixas podem incluir uma mistura de estilos urbanos com outros gêneros, desde que o caráter urbano predomine.
Álbum do Ano
Os álbuns dentro da Área Geral devem conter pelo menos 51% de tempo de reprodução de material recém-gravado. Prêmios ao Artista, Produtores, Engenheiros, Mixadores, Engenheiros de Masterização e Compositores de 33% de tempo de reprodução do álbum se outro que não o artista ganhar o prêmio.
Categorias de Canção
A partir de 2023, é necessário incluir a data de composição ao submeter a inscrição para todas as categorias de canções.
Nova categoria de Melhor Álbum de Engenharia de Produção
O prêmio vai para Engenheiros de Gravação e Engenheiros de Mixagem creditados em pelo menos 33% do álbum e Engenheiros de Masterização creditados com pelo menos 51% do álbum dentro do Campo Produção.