O Afro Fashion Day (AFD) chega à sua 10ª edição trazendo novidades. Em 2024, o desfile que celebra a moda negra acontecerá no dia 1º de novembro, na Praça 2 de Julho, no Largo do Campo Grande, Salvador. Com o tema “Música – Resgatando raízes e elevando vozes”, o evento marca a abertura do Novembro Negro, mês dedicado à Consciência Negra.
Após três edições no Terreiro de Jesus, o AFD muda de local e traz uma programação extensa, começando às 11h com a Feira da Sé, oficinas e atrações musicais. O desfile principal está marcado para às 19h, com cerca de oito mil pessoas aguardadas para prestigiar modelos, estilistas e designers baianos. A entrada é gratuita.
Este ano, o tema será dividido em três blocos: Percussão Ancestral, Festiva e Contemporânea. Nelson Pereira, analista de marketing, explicou a escolha: “Precisávamos de algo que celebrasse o Afro Fashion Day. A música traz toda a nossa história e feitos, fazendo dessa edição um espetáculo além do desfile, unindo moda e som”.
A mudança de local tem ligação com o tema musical e a importância do Campo Grande para o Carnaval de Salvador, como destacou Luciana Gomes, gerente Comercial e Marketing do jornal CORREIO, organizador do evento. Segundo ela, o evento deve contar com apresentações artísticas e shows inéditos.
As seletivas de modelos não profissionais já começaram e seguem até o dia 17 de setembro, no Espaço Cultural Boca de Brasa de Cajazeiras. A iniciativa busca democratizar o acesso ao mundo da moda, permitindo a participação de afrodescendentes a partir de 13 anos, sem restrições de altura, peso ou padrões de beleza. “O importante é ter vontade de desfilar”, conclui Nelson Pereira.
Para mais informações, o público pode acessar o Instagram oficial @afrofashionday ou o site afrofashionday.com.br.