Foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia, no último dia 10 de outubro, um projeto que denomina a cidade de Alagoinhas, a cerca de 120 km de Salvador, como a Capital Estadual da Cerveja.
Promulgado pelo presidente da Casa, Deputado Adolfo Menezes, o projeto é de autoria da deputada Ludmilla Fiscina (PV), que defende a reconhecida qualidade da água na região, que tem atraído a instalação de grandes indústrias de bebidas ao local.
“A nossa água é reconhecida como a melhor do Brasil e a segunda melhor do mundo para a indústria de bebidas”, afirmou ela, lembrando que essa característica foi fundamental para o surgimento de um polo industrial cervejeiro de grande porte no município”, conta a parlamentar.
A nova lei também cria o Bahia Beer, festival de cerveja nos moldes do Oktoberfest que será realizado na cidade anualmente em novembro, e será reconhecido como manifestação cultural de interesse social e turístico para o município. “Estamos unindo esforços para a concretização deste que será um dos maiores eventos do Litoral Norte e Agreste baiano”, finaliza.
Atualmente, o polo de bebidas do município conta com fábricas do Grupo Petrópolis, Heineken, que também produz na cidade a cerveja Amstel, com previsão de implantação da Cervejaria Cidade Imperial.