Artistas de Cabo Verde, Nigéria e Canadá participam de residência no Goethe-Institut Salvador

Artistas de Cabo Verde, Nigéria e Canadá participam de residência no Goethe-Institut Salvador

O Goethe-Institut Salvador-Bahia recebe o último grupo de artistas residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul em 2024, com o tema “Espaço Urbano: A quem pertence a cidade?”. A temporada atual, que se encerra em dezembro, reúne quatro artistas internacionais para discutir a arquitetura das cidades e as dinâmicas sociais de seus habitantes.

Os artistas participantes são Patti Anahory, arquiteta de Cabo Verde, Deji Akinpelu, ativista e artista visual da Nigéria, Nour Symon, artista transdisciplinar do Canadá, e Jumoke Adeyanju, artista e DJ nigeriana-alemã. Os dois primeiros integram o programa “Rethinking the South – Repensando o Sul”, enquanto Nour é apoiado pela CALQ, e Jumoke pela MusicBoard.

De acordo com Leonel Henckes, Diretor de Operações do programa, o tema foi escolhido para gerar reflexões sobre o desenvolvimento urbano. “Mais de 50% da população mundial vive em cidades, e essa tendência está aumentando. Quem constrói essas cidades e para quem? A residência deste ano explora essas questões, focando não apenas na arquitetura física, mas também nas pessoas que vivenciam as cidades”, destaca.

O encerramento da temporada ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, com um evento que vai reunir os artistas residentes e especialistas em urbanismo para debater o desenvolvimento urbano inclusivo e sustentável.

Deixe um comentário

Quem leu também gostou:

plugins premium WordPress