A bailarina e coreógrafa baiana AnaVitória apresentou sua performance “Silence Dance Square” em um dos locais mais icônicos de Nova York: a Times Square. O espetáculo, inspirado na filosofia Butoh, foi realizado em meio ao caos característico da famosa praça.
AnaVitória, que possui pós-doutorado em Artes da Performance pela FMH-UL, em Portugal, e PhD pela UNIRIO, no Brasil, explicou que a ideia para a apresentação surgiu durante um festival de cultura e dança, onde colaborou com o artista japonês Akihito Ichihara. A performance buscou explorar a relação entre o ritmo lento e introspectivo do Butoh e o ambiente barulhento e repleto de estímulos visuais da Times Square.
“O desafio foi enorme, lidar com o ambiente e manter o ritmo lento do Butoh, que acessa micro movimentos e memórias ancestrais”, afirmou AnaVitória em entrevista ao BN Hall. Para ela, a experiência foi “como um feito quase dentro do olho do furacão”, destacando o contraste entre a serenidade da dança e o frenesi do local.
Atualmente, AnaVitória divide sua atuação entre o Brasil e Portugal, coordenando o Mestrado Profissional em Dança na Contemporaneidade na Faculdade Angel Vianna, além de participar de projetos de performance nos dois países.