O artista britânico Isaac Julien está exibindo seu filme “Lina Bo Bardi: A Marvelous Entanglement” no Museu de Artes da Filadélfia, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (26) e sábado (27). A obra, idealizada e dirigida em Salvador, conta com a participação das aclamadas atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, que recitam textos sobre os projetos arquitetônicos de Lina Bo Bardi enquanto imagens de suas obras no Brasil são projetadas.
Um dos momentos marcantes do filme é a recriação da coreografia original do renomado coreógrafo baiano José Carlos Arandiba, conhecido como Zebrinha, Diretor Artístico do Balé Folclórico da Bahia (BFB). A cena se passa na escada projetada por Lina no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), que se transforma em um palco para o BFB apresentar sua obra. O grupo de dança, representado pelos bailarinos Arismar Adoté, Edilene Alves, Janete Aide, Nildinha Fonseca e Slim Mello, estará presente na Filadélfia para recriar a cena do filme em performances realizadas neste final de semana, com apresentações nesta sexta e no sábado.
A participação do Balé Folclórico da Bahia na recriação da coreografia no museu nos Estados Unidos é um reconhecimento do talento e prestígio do grupo, assim como da importância da cultura baiana no cenário artístico internacional. A obra de Lina Bo Bardi, aliada à dança vibrante e expressiva do BFB, promete encantar o público presente e fortalecer ainda mais os laços entre a arte brasileira e o cenário global.