A boxeadora baiana Beatriz Ferreira conquistou, neste domingo (26), o segundo título mundial de sua carreira. A vice-campeã olímpica em Tóquio derrotou a colombiana Angiel Paola Valdez Pana na final da categoria até 60 quilos, em decisão unânime dos árbitros, em Nova Delhi (Índia).
Bia é a primeira pugilista do país a disputar três finais seguidas na competição: foi ouro em 2019 e ano passado ficou com a prata. A vitória deste domingo foi a quarta consecutiva no Mundial. Antes de se classificar para a final, a baiana derrotou a australiana Danielle Scanlon na estreia, a japonesa Tagachi Ayaka e, na semifinal, bateu a sul-coreana Oh Yeonj.
Este é o melhor desempenho do boxe feminino brasileiro no Mundial e também da história. Além da medalha de ouro, o Brasil também subiu ao pódio nesta edição com Bárbara Santos, que levou o bronze nos 70 kg (categoria não olímpica). A melhor campanha do país, antes dessa, foi a do ano passado, quando Bia foi vice-campeã e a pernambucana Caroline Almeida levou o bronze nos 52 kg.