A tradicional Lavagem da Madeleine arrastou cerca de 100 mil pessoas pelas ruas de Paris neste domingo (15). Em sua 23ª edição, o evento, que é a maior celebração afro-brasileira da Europa, misturou brasileiros, francesas, e outras nacionalidades em uma procissão que teve seu ponto alto na Place de La République. Entre os presentes, o ator Vincent Cassel, fã declarado da Bahia, se destacou no meio da multidão.
Comandando o cortejo, Carlinhos Brown atraiu o público ao som do trio elétrico. “São 23 anos da Lavagem de Madeleine. É uma festa brasileira respeitadíssima, a maior e mais importante tradição afro-brasileira na Europa, que reúne milhares de pessoas em Paris em uma mesma sintonia”, disse Brown. Este ano, o artista homenageou três Madalenas em sua composição: a Santa Madalena, sua filha Mada e sua mãe, Madalena.
Diversos grupos culturais marcaram presença, incluindo a Batucada Batalá e o Maracatu Nação Oju Oba. Para o idealizador da festa, Roberto Chaves, conhecido como Robertinho, a Lavagem vai além de uma celebração: “É uma resistência, uma mensagem de luta contra a intolerância religiosa, o racismo e o preconceito”.
A programação também contou com pocket show de Karla de Souza, workshop de dança afro-brasileira e a exibição do filme “Madeleine à Paris”, de Liliane Mutti, que acompanha o evento há seis anos.
A festa de encerramento será com a Feijoada da Coisa Nossa, samba e DJs, fechando com chave de ouro a Lavagem da Madeleine em Paris.