A ocupação nos hotéis da capital baiana pode chegar a 100% no carnaval deste ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Regional Bahia (ABIH-BA). A festa que inicia oficialmente hoje, dia 16 de fevereiro, contará com a Pipoca de Ivete Sangalo na abertura.
A folia momesca, que ficou dois anos suspensa devido às restrições sanitárias de enfrentamento à pandemia de Covid-19, deve repetir a taxa do Réveillon deste ano, quando os hotéis em frente ou próximos às praias tiveram taxas de ocupação entre 95% a 100%.
Segundo Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA, a procura para hospedagem no verão está aquecida com taxas de ocupação semelhantes às observadas no verão de 2019, antes da pandemia de Covid-19, e o número de passageiros também cresceu no aeroporto de Salvador.
A expectativa é que no período de alta estação – de dezembro a fevereiro – a taxa atinja uma média em torno de 70%. Esse aquecimento do turismo na alta estação movimenta a economia da cidade e gera novos empregos para a população.
De acordo com a Prefeitura de Salvador, se a taxa se mantiver, a estimativa da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) é que a receita turística gire em torno de R$5 bilhões. Além disso, a expectativa da pasta é de que a cidade receba aproximadamente 3 milhões de turistas no período que começou em dezembro de 2022 e se estende a março desse ano.