O Centro Histórico de Salvador será palco de uma grande festa durante 25 dias para celebrar os dias de Santo Antônio e São João. Resgatando a tradição dos festejos juninos em sua essência mais pura, a festança acontecerá em diversos locais, como a Praça Municipal, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Praça da Cruz Caída, Largo do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde e Mercado de São Miguel.
A festa junina do Centro Histórico de Salvador foi construída em acordo com a comunidade local, buscando valorizar esse lugar especial da Bahia, respeitando seu patrimônio e gerando trabalho, renda e oportunidades para comerciantes, moradores e grupos identitários, além de fomentar o empreendedorismo.
A programação se dividirá em dois circuitos: o “Prá Lá de Bão”, completamente gratuito, e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares. Nas ruas, os grupos culturais identitários também estarão animando a festa. Baianas vestidas com roupas típicas estarão “Esperando na Janela” para tirar fotos, capoeiristas se apresentarão com chapéus de couro em clima de São João, e grupos percussivos desfilarão tocando xote, xaxado e baião.
O personagem icônico Gonzagão, interpretado pelo ator Vitório Emanuel, voltará a circular pelos circuitos, fazendo aparições surpresa e cantando acompanhado por um sanfoneiro. Além disso, os famosos carrinhos de cafezinho de Salvador estarão presentes, oferecendo a opção de “vai de cafezinho ou licorzinho?”.
No total, serão realizadas 330 ações em 142 pontos públicos e privados, com a participação de 120 estabelecimentos comerciais. A festa criará 825 postos de trabalho diretos, contratará 612 artistas e contará com 40 guias de turismo credenciados. A expectativa é de que 400 mil pessoas participem do evento.