O Brasil desfilará na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, nesta sexta-feira (26), exibindo um novo uniforme. A tradição do desfile das delegações sempre desperta curiosidade sobre os trajes usados. Confira um resumo dos uniformes brasileiros nas aberturas olímpicas desde o ano 2000.
Sidney 2000
Os atletas usaram blazers verdes e amarelos, com calças para os homens e vestidos para as mulheres. Sandra Tavares, do vôlei, foi a porta-bandeira.
Atenas 2004
O uniforme incluiu camisas brancas, blazers, calças para homens e saias com estampa das ondas de Copacabana para mulheres. Torben Grael, da vela, carregou a bandeira.
Pequim 2008
Desfilaram com blazers verdes escuros e detalhes em azul-marinho, calças para homens e saias para mulheres. Roberto Scheidt, da vela, foi o porta-bandeira.
Londres 2012
Os atletas usaram blazers pretos, camisas brancas, saias verdes ou amarelas para mulheres e calças nas mesmas cores para homens. Rodrigo Pessoa, do hipismo, levou a bandeira.
Rio 2016
No Maracanã, os atletas vestiram blazers azul-marinho, vestidos estampados para mulheres e calças cáqui para homens. Yane Marques, do pentatlo moderno, foi a porta-bandeira.
Tóquio 2020
Desfilaram com camisas de estampa tropical, bermudas para homens e vestidos para mulheres. Bruninho, do vôlei, e Ketleyn Quadros, do judô, foram os porta-bandeiras.
Paris 2024
Os atletas usarão camisetas listradas, saias ou calças brancas e jaquetas jeans bordadas. Raquel Kochhann, do rúgbi sevens, e Isaquias Queiroz, da canoagem, carregarão a bandeira.