Escola de Samba Mangueira faz homenagem aos blocos afros da Bahia no Carnaval 2023

Escola de Samba Mangueira faz homenagem aos blocos afros da Bahia no Carnaval 2023

Os blocos afro da Bahia serão homenageados pela Escola de Samba Mangueira, no Carnaval do Rio de Janeiro de 2023. Com a temática “As Áfricas que a Bahia canta”, no dia 19 de fevereiro, a escola vai ressaltar tradições africanas e contar a história de sobrevivência e luta por liberdade de povos como bantu, haussá, gegê e iorubá.

O tradicional verde e rosa da Mangueira vai dividir espaço com outras cores, características de blocos e bandas como Ilê Aiyê, Ara Ketu, Olodum, Malê Debalê, Muzenza, Badauê, Timbalada, Filhos de Gandhy e Didá.

A Ala das Baianas, composta por 80 mulheres da comunidade, será vestida pela marca baiana Meninos Rei, liderada pelos irmãos Céu e Junior Rocha. O desfile contará com um carro especial para representar o afoxé, ritmo dos blocos afro, a Mangueira prestará uma homenagem a Môa do Katendê, ou Mestre Môa, compositor e percussionista baiano, além de mestre de capoeira.

No carro dos blocos, a homenageada será Mãe Hilda, que foi uma Iyalorixá do candomblé, defensora da identidade afro, uma das mentoras do Ilê Aiyê e mãe do Vovô do Ilê, presidente e fundador do bloco. Ele e outros representantes do bloco estarão presentes no desfile.

Deixe um comentário

Quem leu também gostou:

plugins premium WordPress