O Bando de Teatro Olodum apresenta a peça ‘A Resistência Cabocla’ nos próximos dias 30 de junho e 1º e 7 de julho na praça do Campo Grande, em Salvador. A atividade faz parte da programação cultural que celebra o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.
Com texto inédito do dramaturgo Daniel Arcades, escrito especialmente para essa celebração dos 200 anos da Independência, o elenco do Bando de Teatro Olodum dará vida a heróis e heroínas ainda ausentes nos livros de História e nas narrativas sobre o marco.
A estreia acontece no dia 30, às 19h, na praça do Campo Grande, ao lado do monumento ao Caboblo do Dois de Julho. No dia 1º, serão duas sessões no mesmo local: a primeira às 17h e, a segunda, às 19h. No dia 7 de julho, a apresentação, às 19h, será no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Alto de Coutos.
O grupo artístico dividirá o palco com artistas convidados, como o ator e cantor Érico Brás; o cantor e compositor Tonho Matéria; a banda mirim do Olodum; e os dançarinos da Uzarte, grupo artístico do Subúrbio de Salvador, que desde 2014 vem reunindo pela arte, jovens e crianças de comunidades da periferia da cidade.
O espetáculo tem ainda a presença de artistas indígenas como Isabela Santana, criadora de conteúdo, atriz e poeta da comunidade Pataxó de Itapitanga, no sul da Bahia, e Luiz Caboclo de Cobre, ator e músico nascido em Itajuípe, na Bahia e integrante da comunidade indígena de Xukuru-Kariri, em Palmeiras dos índios, em Alagoas.