Exposição gratuita em homenagem a Iemanjá acontece no Rio Vermelho

Exposição gratuita em homenagem a Iemanjá acontece no Rio Vermelho

Celebrando o dia da Rainha do Mar, o restaurante Solar Gastronomia recebe a exposição ‘Um Barquinho para Iemanjá’. Idealizada pelo fotógrafo Mário Edson, a vernissage para convidados acontece no dia 30, das 19h às 22h, e estará aberta ao público para visitação, de forma gratuita, de 31 de janeiro a 3 de março, no mesmo horário de funcionamento do restaurante, domingo à quarta, das 11h30 às 23h, quinta à sábado, das 11h30 à 00h, na Rua da Fonte do Boi, 24 – Rio Vermelho.

Reunindo 25 artistas e 26 obras, entre barquinhos customizados, fotografias e pinturas, Mário conta que a ideia da exposição nasceu do desejo de fazer uma provocação aos artistas para que saíssem do lugar comum.

“Os tributos a Iemanjá muitas vezes são feitos à exaustão, sem propósito ou desafios, minha ideia era criar algo diferente e com referências fortes. Os barquinhos entraram na história com essa função: tirá-los da zona de conforto numa espécie de desafio. Tantos os artistas plásticos e suas diversas técnicas, como também os fotógrafos, cujas fotografias teriam que conter um barquinho como elemento. Nesta edição também convidei a fotógrafa Milene Rizzo, que vem inovando e buscando novos experimentos com a fotografia usando-a como suporte para bordado, trazendo mais ideias diferentes para a mostra”, conta o fotógrafo.

Com diversas homenagens a Iemanjá no dia 2 de fevereiro, o curador da exposição acrescenta que a escolha do Solar Gastronomia veio da vontade de estar mais próximo ao mar e à casa do Rio Vermelho. “Precisávamos estar no Rio Vermelho, o berço de todos os tributos a Iemanjá, o Solar Gastronomia tem tudo a ver com a nossa proposta, e essa proximidade nos traz uma troca de energias e saberes.”

Para a chef Andrea Nascimento, CEO e líder da cozinha do Solar, levar essa mostra para o seu restaurante é uma forma de conexão com as raízes do Rio Vermelho. “Receber esta exposição é mais do que uma celebração artística, é uma conexão com as raízes culturais e espirituais que fazem do Rio Vermelho um lugar tão especial. É muito importante estar no berço de todos os tributos a Iemanjá. Estou honrada em abrir as portas do Solar Gastronomia para essa manifestação única de arte idealizada pelo meu amigo Mário Edson, que homenageia a Rainha do Mar”, finaliza.

Deixe um comentário

Quem leu também gostou:

plugins premium WordPress