Festival de arte, literatura e representatividade negra reúne nomes importantes no Pelourinho

Festival de arte, literatura e representatividade negra reúne nomes importantes no Pelourinho

A 4ª Festa Literária Arte e Identidade promete movimentar o Centro Histórico de Salvador entre 19 e 21 de setembro, com uma programação repleta de arte, literatura e representatividade negra. Com o tema “Vozes da Periferia: Arte e Literatura Florescem Longe dos Centros”, o evento destaca a literatura negra infantojuvenil e contará com a participação de grandes nomes da cultura.

Entre os convidados confirmados estão o rapper e ativista MC Marechal, o 3º Round, a grafiteira Ananda Santana e o escritor e quadrinista Anderson Shon. MC Marechal, conhecido por seu trabalho com o Projeto Livrar e a Batalha do Conhecimento, trará sua visão sobre a periferia e a arte. O 3º Round, maior circuito de rima improvisada do Norte e Nordeste, também marca presença, assim como Ananda Santana, que há sete anos colore a cena com representações de mulheres negras.

Além desses, a festa contará com a professora Dejanira Rainha Melo, idealizadora da Biblioteca Social Afro-Indígena Meninas do Subúrbio, e o grupo de teatro infantojuvenil Bonde da Calu, liderado por Cássia Valle. Lançamentos literários incluem os livros Ayana e o Passeio à Lagoa do Abaeté, de Claudya Costta, e Awon Ona Jagun – Narrativas de Mãe Carmen de Osaguian.

O 3º Round, que participa do evento pelo segundo ano consecutivo, reforça a importância da representatividade na literatura e cultura periférica. André Costa, conhecido como Cosca, idealizador do 3º Round, destaca a necessidade de dar voz às produções artísticas que vêm da periferia, em contraste com a visão elitista da literatura.

O escritor Anderson Shon discutirá o afrofuturismo, explorando como a poesia e a prosa se conectam com temas nerds e a ideia de resistência. “Acho que é da periferia que sai o que há de mais belo das artes”, afirma Shon.

A curadoria do evento é liderada por um time de mulheres negras, incluindo Cássia Valle, Karla Daniella Brito, Helena Nascimento e Taisa Ferreira. Cris Santana, coordenadora geral, destaca a importância de uma programação que reflete a diversidade e a potência das expressões artísticas periféricas.

Com apoio do Governo do Estado e recursos de acessibilidade, a festa visa garantir um evento inclusivo para todos.

SERVIÇO

Evento: 4ª Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil – Arte e Identidade
Quando: 19 a 21 de setembro de 2024
Onde: Espaços Culturais do Pelourinho – Salvador, BA
Aberto ao público

Para mais informações, acesse Instagram.

Deixe um comentário

Quem leu também gostou:

plugins premium WordPress