O Festival Negritudes Globo, em parceria com a Rede Bahia, acontecerá pela primeira vez em Salvador, na Casa Baluarte, no dia 18 de julho. O evento celebra e debate narrativas negras no audiovisual e contará com a presença de diversas personalidades, incluindo a apresentadora Rita Batista, os cantores Larissa Luz e Tatau, o cineasta norte-americano Alrick Brown, os atores Érico Bráz, Jessica Ellen, Amaury Lorenzo e Maria Gal, além de escritores como Bárbara Carine, Elisa Lucinda e a influenciadora Tia Má.
O festival terá seis painéis, diversas ativações e oficinas em parceria com a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN). As mentorias, coordenadas pelo empresário Ad Júnior, serão focadas em dicas sobre carreira e projetos voltadas exclusivamente para pessoas negras. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site www.negritudesglobo.com.br.
Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo, destacou a importância de realizar o festival em Salvador, afirmando que a cidade é um símbolo da cultura afro-brasileira. Segundo ele, “realizar uma edição do Festival Negritudes Globo na cidade, mais do que simbólico, é um reconhecimento desse espaço que carrega tanta história”.
Parte da Agenda ESG da Globo, que promove práticas de preservação do meio ambiente, responsabilidade social e transparência empresarial, o Festival Negritudes já passou pelo Rio de Janeiro em 2024, reunindo cerca de 2 mil pessoas. Em Salvador, o evento espera receber cerca de 2,5 mil pessoas ao longo do dia e será transmitido ao vivo pelo Canal Futura e pelo Globoplay.
Programação do Evento
- 10H00 | Abertura
- 10H10 | Boas-Vindas com Ronald Pessanha, Rita Batista e Vanderson Nascimento
- 10H20 | “Fé e Narrativas” com Jéssica Ellen, Kléber Lucas, Ekedy Sinha e Padre Lázaro. Mediação de Rita Batista.
- 11H50 | “Narrativas Negras: Uma Infinidade de Possibilidades” com Maria Gal e Alrick Brown. Mediação de Zileide Silva.
- 13H30 | Painel LED: “Educação Antirracista” com Bárbara Carine e Monique Evelle. Mediação de Larissa Luz.
- 15H00 | “Fale do Seu Lugar e Seja Universal” com Tia Má, Viviane Ferreira e Gabriel Jacome. Mediação de Felipe Velozo.
- 16H15 | “Narrativas Orais como Forma de Resistência” com Érico Brás, Elisa Lucinda, Amaury Lorenzo e Valmir Boa Morte. Mediação de Tarsilla Alvarindo.
- 17H45 | “Régua e Compasso” sobre a influência das culturas afrodescendentes na música brasileira, com destaque para a Bahia.
Para mais informações e inscrições, acesse www.negritudesglobo.com.br.