Na noite de terça-feira (18), o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil foi homenageado com o título de doutor honoris causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A cerimônia, que emocionou o artista, destacou sua significativa contribuição à cultura, educação e humanidade.
A Uerj aprovou a concessão da honraria, sua mais alta distinção, em fevereiro deste ano através do Conselho Universitário. Gilberto Gil já havia recebido títulos semelhantes de outras instituições, sendo reconhecido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 2005, quando ocupava o cargo de ministro da Cultura no governo Lula, e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em janeiro deste ano.
A cerimônia contou com a presença de diversas personalidades do meio artístico e político, convidadas pelo próprio Gilberto Gil e pela reitoria da Uerj. Entre os presentes, a atriz Camila Pitanga se destacou ao ler um texto em homenagem ao artista, que também é membro da Academia Brasileira de Letras.
Recentemente, Gilberto Gil participou do lançamento da Cátedra Gilberto Gil de Estudos da Cultura na Universidade Federal da Bahia (Ufba). A iniciativa, em parceria com o Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult) e o Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), visa promover atividades e reflexões no campo da cultura.