A TV Globo confirmou o cancelamento do especial “Som Brasil” em homenagem à cantora Marília Mendonça, previsto para ir ao ar em novembro. A decisão teria sido motivada pela dificuldade em garantir a participação de artistas no programa, que seria apresentado por Pedro Bial.
Segundo a Folha de São Paulo, a família da cantora também impôs restrições, como a proibição da presença da dupla Maiara e Maraísa, consideradas essenciais pela emissora. Ruth Mendonça, mãe de Marília, e João Gustavo, irmão da cantora, teriam rompido relações com as sertanejas há cerca de um mês, chegando a deixar de segui-las nas redes sociais.
No início de agosto, João Gustavo fez críticas veladas às cantoras em uma publicação, sem citar nomes diretamente, referindo-se à ausência delas em um evento do Spotify. “Estou cansado! Quando decidir abrir a minha boca para falar, juro que não vou deixar nada para trás”, declarou.
Além disso, Maiara e Maraísa já haviam recusado a participação no show “This is Marília Mendonça”, promovido pelo Spotify em homenagem à cantora, que ocorrerá em outubro no Allianz Parque, em São Paulo.