Às vésperas do marco histórico, que se comemora no 2 de julho no estado, o programa Globo Repórter embarca para as cidades que foram palco das batalhas pela libertação. A reportagem de Camila Marinho passa por lugares como Itaparica, Cachoeira, Santo Amaro e revê capítulos importantes da história do país.
A primeira parada é na ilha de Itaparica, cenário de umas batalhas mais sangrentas pela independência, depois Cachoeira, cidade que organizou a resistência, antes do Grito do Ipiranga, e onde, no dia 25 de junho de 1822, aconteceu o confronto entre portugueses e baianos, que marca o começo da guerra. Em Santo Amaro da Purificação, o programa conta sobre a festa Bembé do Mercado, tradicional reunião dos terreiros da cidade, que acontece ao ar livre, com oferendas para Iemanjá e Oxum.
As histórias da Santo Amaro, berço do samba de roda e da família Velloso, também são revisitadas pelo Globo Repórter, que passa ainda pela Casa de Dona Canô e acompanha a festa de 2 de julho na cidade. O Globo Repórter vai ao ar nesta sexta-feira, 30 de junho, após ‘Terra e Paixão’, na TV Globo.