O São João da Bahia 2024 foi oficialmente promovido no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo, nesta quinta-feira (9), com a presença do secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, e aproximadamente 200 operadores e agentes de viagem que participaram de capacitação. O evento trouxe elementos tradicionais como quadrilha, forró e culinária típica, característicos do estado durante o mês de junho.
O secretário expressou sua expectativa para este ano: “Esperamos que em 2024 possamos bater um novo recorde, recebendo mais de 1,5 milhão de visitantes na Bahia, o que representaria cerca de R$ 2 bilhões para a economia baiana, gerando emprego e renda para os residentes”.
Bacelar destacou que, para alcançar essa meta, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Turismo (Setur-BA), está atuando nos principais polos emissores de turistas. “Estamos aqui no centro de São Paulo, o maior emissor de turistas do país, para capacitar agentes de viagens e operadores de turismo sobre as condições da festa. Durante essa capacitação, apresentamos os diversos destinos da Bahia, a variedade de nossa gastronomia, música, forró e quadrilha, além de mostrar como as pessoas podem chegar à Bahia para desfrutar do melhor São João do Brasil”.
O secretário enfatizou que os festejos juninos na Bahia não se limitam apenas ao São João. “Nessa época, celebramos Santo Antônio, São João e São Pedro, então as festas juninas se estendem por todo o estado durante o mês de junho”. Ele ressaltou que a festa está presente nas 13 zonas turísticas da Bahia. “Se mencionarmos um município, certamente estaríamos deixando de fora outros 416, onde a festa também é significativa. É na Bahia que o São João alcança sua maior expressão”.