Lore Improta, de 30 anos, refletiu nesta quarta-feira (5) sobre os desafios de equilibrar trabalho e maternidade. A dançarina, casada com Leo Santana, de 36, e mãe de Liz, de dois anos, compartilhou em um vídeo no Instagram que retornar ao trabalho após o nascimento da filha foi um dos momentos mais difíceis de sua vida.
“Um sentimento de culpa me invadiu por deixá-la. A pressão, os comentários maldosos, sendo que esse momento foi justamente para ir atrás dos meus sonhos como mulher. Antes de eu ser mãe, eu sou uma mulher com ambições e aspirações”, declarou Lore.
Lore explicou que, apesar das dificuldades, decidiu continuar trabalhando para buscar seu crescimento profissional e ser um exemplo para sua filha. Ela quer que Liz cresça sabendo que é possível alcançar seus sonhos e propósitos. “E isso tudo dentro da minha posição de mulher privilegiada, que tem uma rede de apoio e que sabe que Liz está em casa sendo bem cuidada e rodeada de amor”, afirmou.
Antes de sair para trabalhar, Lore sempre explica para Liz os motivos de sua ausência. “Eu sempre converso com Liz antes de sair para trabalhar porque acho que isso reforça meu propósito e o exemplo que eu quero dar para minha filha. Mas por que a sociedade também não enxerga dessa forma?”, questionou.
A dançarina reconhece que a realidade de muitas mulheres é diferente da dela. “Muitas mães são sozinhas e não têm uma rede de apoio em casa e, fora dela, encontram uma realidade muito pior. Mas, por que ao invés de diminuir uma mãe, não são pensadas políticas corporativas para apoiar, inspirar e impulsionar essas mulheres? Seja com horários mais flexíveis, creche no trabalho ou outras soluções que permitam esse balanço mais equilibrado de carreira e maternidade?”, argumentou.
Lore concluiu dizendo que decidiu fazer o vídeo para compartilhar seus pensamentos com seus fãs e seguidores. “Vida pessoal, profissional, maternidade e, no meio disso tudo, a gente ainda tem que ter um sorriso no rosto e espalhar simpatia. Cansei só de pensar, viu. Claro que nós, mulheres, sabemos da nossa força, mas na maioria das vezes, não existe espaço para mostrar isso, principalmente quando a maternidade chega”, finalizou.