Neste ano, a festa que reúne convidados para celebrar o aniversário do Maracatu Ventos de Ouro, acontecerá no dia 23 de março, às 20h, no Largo Tereza Batista, Pelourinho.
Os Dez Mais do Samba é o grupo convidado desta edição, levando também a tradição do samba junino para o evento.
A Noite Cultural é um show de tambores, música, dança e celebração da cultura negra, realizado para valorizar, fortalecer e difundir a cultura popular afro-brasileira.
A cada edição, novos grupos da cultura popular são convidados a participar, promovendo assim, troca de experiências e intercâmbios.
“Ter o grupo Os Dez Mais do Samba, parceiros de longas datas, é uma alegria. Será uma noite de celebração e encontro dos tambores do maracatu com os tambores do samba junino, neste aniversário de 9 anos do Maracatu Ventos de Ouro”, comenta Josy Garcia, mestra e diretora do grupo.
Sobre o Maracatu Ventos de Ouro
O Maracatu Ventos de Ouro é um grupo feminino de Maracatu de Baque Virado da cidade de Salvador.
Fundado em 28 de janeiro de 2015, a principal importância do grupo é poder difundir e fomentar o maracatu em Salvador e outras regiões.
Além disso, poder falar sobre discussões envolvendo a mulher na sociedade, na arte, na percussão, na cultura, e no maracatu de baque virado.
O grupo visa combater todas as formas de discriminação, preconceito e intolerância praticadas contra os símbolos e praticantes das culturas populares afro-brasileiras.
Sobre Os Dez Mais do Samba
Os Dez Mais Do Samba é um grupo de samba junino que mantém viva essa tradição até hoje.
Fundado em 1978 no Vale do Matatu, Salvador, pelos mestres José da Silva Conceição (Mica), Valnei Bispo de Oliveira e Jorge Conceição Rocha (Thoi).
Atualmente o grupo tem nova formação e venceu vários concursos do gênero nos bairros do Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação e Tororó.
Os Dez Mais do Samba realizam todos os anos, os famosos Ensaios Juninos para toda comunidade no bairro do Matatu, entre abril e julho, com destaque para o famoso Arrastão do Samba, que acontece nos dias 23 e 24 de junho.
O samba junino é um subgênero do samba, executado principalmente na época das festas juninas na capital baiana. Suas origens são estreitamente ligadas às festas de caboclo, tendo o samba duro como ritmo que marca os sambas juninos.
- SERVIÇO:
- O QUE: Noite Cultural de aniversário do Maracatu Ventos de Ouro
- QUANDO: 23 de Março, 20h
- ONDE: Tereza Batista, Pelourinho
- QUANTO: R$15,00 (meia) R$30,00 (inteira)