A ministra da Cultura, Margareth Menezes, sugeriu a ampliação dos circuitos do Carnaval de Salvador, nesta terça-feira (8), durante a cerimônia de entrega do Projeto de Lei para a criação da Bahia Filmes, empresa audiovisual do estado. Segundo Margareth, a expansão é necessária devido ao desenvolvimento do turismo e à chegada de novas gerações de foliões.
“A gente não tem como alargar [os atuais circuitos]. O que seria bom é se a gente pudesse passar o trator ali na Barra, abrir mais. Vai chegar um momento que a gente, querendo ou não, vai precisar haver uma ampliação”, declarou a ministra, defendendo a necessidade de novos espaços para o evento.
Ela também afirmou que a mudança deve considerar as novas gerações. “Tem uma nova geração chegando. A gente não vai jogar as pessoas que já fizeram o caminho para fora. Então, a gente tem que pensar nesse aspecto. Não é só uma questão política, é uma questão necessária”, completou.
A proposta de ampliação dos circuitos vem como resposta ao aumento do número de participantes no Carnaval de Salvador, um dos maiores do mundo, que atrai milhões de turistas todos os anos. Segundo a ministra, a solução não passa por mudanças nos circuitos atuais, mas sim pela criação de novos trajetos. “Não acho que a gente deve mudar a estrutura do Carnaval, mas abrir novos circuitos porque tem uma geração nova chegando”, disse Margareth Menezes.