Para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, o Museu Vivo na Cidade organizará três eventos em instituições e nas ruas de Salvador. No dia 1º de julho, os atores encenarão o Te Deum – uma Missa Solene – na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, a partir das 9h. Eles assumirão os papéis de personagens históricos como Maria Quitéria, Maria Filipa, Joana Angélica e o Corneteiro Lopes. Os Dragões da Independência darão as boas-vindas ao público na entrada da igreja.
No dia 2 de julho, o Museu Vivo na Cidade estará presente de manhã com os personagens “Heróis da Independência” nas janelas da Casa do Benin. À tarde, um desfile contará com a participação de 17 personagens. Os Encourados de Pedrão, Caboclo, Maria Quitéria, Maria Filipa, Joana Angélica, Padre Brayner, Corneteiro Lopes, Tambor Soledade, D. Pedro e os Dragões da Independência estarão presentes.
O Museu Vivo na Cidade foi criado com o objetivo de preservar a memória histórica da Bahia e do Brasil por meio de expressões artísticas. Participar dessa celebração, que faz parte do legado do povo baiano, tem um significado especial. Afinal, foi aqui que o país conquistou sua verdadeira liberdade em uma luta que envolveu ricos, pobres, negros, brancos e indígenas, todos unidos com o propósito de libertar o Brasil do domínio de Portugal.