O Coletivo Negritude Sussuarana lançou o projeto Afrocultura, iniciativa que promove a valorização da cultura afro-brasileira em Salvador por meio de workshops e oficinas gratuitas. O projeto, realizado em parceria com diversas instituições, acontece entre outubro e novembro de 2024 e tem como objetivo fortalecer o diálogo sobre cidadania, equidade racial e direitos humanos.
As inscrições estão abertas até o dia 16 de outubro e são destinadas a pessoas de todas as idades. Os interessados podem se inscrever presencialmente no CENPAH, localizado na Rua Albino Fernandes, 59 C, Novo Horizonte, Sussuarana, ou on-line através do perfil no Instagram @negritudesussuarana.
O Afrocultura oferece quatro oficinas temáticas de capoeira, percussão, estética negra e dança afro. Além disso, serão realizados workshops sobre equidade racial e de gênero e direitos humanos. A proposta é compartilhar conhecimentos e promover a consciência racial tanto na comunidade de Sussuarana quanto em outras regiões de Salvador, criando um espaço de integração e valorização da cultura negra.
O projeto conta com o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE) e parcerias com instituições como o CEDHU, NAF, CENPAH e a Paróquia São Daniel Comboni.