No próximo dia 30 de novembro, o Centro Técnico do Teatro Castro Alves (TCA) dará continuidade à série de eventos em celebração aos seus 35 anos de fundação. A mais recente adição a essa iniciativa é a oficina intitulada “Axó: Fios de memória na construção de figurino afrorreferenciado”, que será conduzida pelo renomado diretor de arte, figurinista, cenógrafo, maquiador, ator e arte-educador, Thiago Romero.
A capacitação, marcada para acontecer das 14h às 17h no Memorial do TCA, propõe um olhar afrocentrado na construção de figurinos cênicos. Com 30 vagas disponíveis, a participação é por ordem de inscrição, que deve ser realizada antecipadamente através do site oficial do TCA.
Romero, conhecido por seu trabalho em espetáculos como “Siré Obá”, “Exu, a Boca do Universo”, “Oxum”, “Orí” e “Eduardo II”, compartilhará suas experiências com o público durante a oficina. O objetivo é proporcionar reflexões sobre a construção visual de figurinos, explorando conceitos do afrofuturismo e afrofabulação. Além disso, o diretor abordará sua experiência na construção visual como a drag queen Barbárie Bundi.
Com uma trajetória marcada por realizações notáveis, Romero dirigiu montagens como “Nau” (2021), “AFRONTE AKULOBEE” (2019), “Madame Satã” (2018), “Na rédea curta” (2018), “Desviante” (2017), “Anoitecidas” (2016), “Delicado” (2016) e “Rebola” (2016). Seu trabalho também foi reconhecido com o Prêmio Braskem de Teatro pela direção de “Última Chamada” (2019) e recebeu indicações nas categorias de figurino, maquiagem e cenário por “Exu, a Boca do Universo” (2014) e “Oxum” (2018).
Atualmente, Thiago Romero dedica-se à pesquisa de diálogos entre performance e audiovisual, explorando o universo da afrodrag Barbárie Bundi. Além disso, em parceria com Daniel Arcades, desenvolve estudos sobre obras cênicas virtuais, destacando-se “Lagoa das Feiticeiras” e “Nau”.