O Ministério da Justiça anunciou a renovação, por mais 120 dias, da portaria 35, de novembro do ano passado, que estabelece a obrigatoriedade das promotoras de eventos e shows de garantirem acesso gratuito a água potável.
A medida criada pela Secretaria Nacional do Consumidor, surgiu após o trágico incidente envolvendo Ana Clara Benevides. A jovem faleceu devido ao intenso calor durante um show da cantora norte-americana Taylor Swift, no Rio de Janeiro.
A decisão de prorrogar a portaria surge em meio à realização de grandes eventos e shows previstos para os próximos meses em todo o país, como o festival Lollapalooza, por exemplo, que acontece em São Paulo neste fim de semana.
A produtora do evento já anunciou a instalação de oito pontos de hidratação dentro do festival. Além disso, liberou a entrada de garrafas de água não rígidas e vai distribuir garrafas tipo squeeze aos visitantes próximos aos palcos.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o verão anterior foi o terceiro mais quente da história em São Paulo. Com chuvas ligeiramente abaixo da média, atingiu 761 mm, enquanto a média histórica é de 800 mm.
As projeções do órgão para o outono indicam que as temperaturas continuarão acima da média esperada para a estação, com predominância de tempo seco.