A jovem skatista brasileira Rayssa Leal conquistou o segundo lugar no Campeonato Mundial de skate street, realizado em Tóquio, Japão. A atleta de 15 anos compartilhou o pódio da emocionante final, ocorrida na madrugada deste domingo (17), pelo horário de Brasília, com as japonesas Yumeka Odo e Momiji Nishiya.
A talentosa “Fadinha” obteve uma pontuação total de 261.90, considerando a soma dos pontos de sua melhor volta e das duas manobras mais bem avaliadas. Em uma dessas manobras, Rayssa recebeu a impressionante nota de 90.91, colocando pressão em Yumeka, sua principal adversária. Contudo, na reta final, a japonesa conseguiu um notável 94.80, ultrapassando a brasileira e garantindo a medalha de ouro.
Este Campeonato Mundial desempenha um papel crucial na primeira fase de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, na França. A última competição deste ciclo será a etapa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, parte do circuito da World Skate, a federação internacional da modalidade, programada para março.
Os 44 primeiros colocados no ranking avançarão para a próxima fase, com um limite de seis skatistas por país em cada categoria. Eles terão mais duas oportunidades para acumular pontos, com eventos em Xangai, na China, em maio, e em Budapeste, na Hungria, em junho.
Para a competição de skate street em Paris, cada país poderá classificar no máximo três skatistas no masculino e três no feminino. Entre as mulheres, as brasileiras mais bem posicionadas são Rayssa Leal, Pâmela Rosa e Gabi Mazetto. Já no masculino, os destaques são Kelvin Hoefler, Giovanni Vianna e Felipe Gustavo.