O acarajé é uma iguaria típica da Bahia, de origem africana. Sua massa é feita a base de feijão fradinho e temperos, em seguida é frita numa panela de azeite de dendê fervendo. Resultando em uma espécie de bolinho crocante, que fica delicioso com todos os acompanhamentos presentes no tabuleiro: vatapá, caruru, camarão seco, salada de tomate e pimenta.
Acarajé da Dinha
Dinha foi a primeira baiana de acarajé a ganhar fama na cidade. Depois que ela faleceu, as mulheres da família continuaram com o negócio. Se tornando um ponto histórico de Salvador. Mais do que a fama, o local entrega sabor e qualidade, além de dispor de mesas espalhadas pelo Largo de Santana, no Rio Vermelho.
Acarajé da Bia
A banca fica no Cidade Jardim e no Horto. Com uma massa de dar água na boca, o acarajé do local, além de quentinho, também oferece ao público o prazer de se deliciar em seu camarão e vatapá que são bastante temperados.
Acarajé da Laura
Queridinho por muito que passam pelos bairros da Pituba e Boca do Rio, a banca oferece tanto acarajé, quanto abará, com muito capricho e recheio. Ainda sobra espaço para o famoso bolinho de estudante, frito na hora.
Acarajé da Neide
Além de inclusivo, com opções para alérgicos, a banca oferece sabores especiais de recheio, como: siri catado, bacalhau e camarão fresco. Localizada na Vila Ruy Barbosa, também dispõe de delivery para bairros próximos.