A turnê ‘Xande Canta Caetano’ pode virar um projeto audiovisual, segundo o próprio Xande de Pilares. Em uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (28), o carioca revelou alguns detalhes sobre repertório e novidades sobre o show do premiado álbum que estreia no próximo domingo (02), em Salvador.
De acordo com Xande, o repertório da turnê será expansivo, incluindo músicas que não estão no disco original, mas significativas para ele e o público. “Como virou uma turnê, precisamos expandir o repertório, pois há muitas músicas do Caetano que eu queria incluir, mas não estão no disco, pois o álbum tem apenas 10 faixas”, disse.
A preparação para a turnê foi intensa. Xande detalhou a inclusão de músicas que não estão no disco, mas que farão parte dos shows ao vivo, como “O Amor” e “Força Estranha”. A história por trás da inclusão de “Irene” no repertório também foi tocante: “O nome da minha avó era Irene. Ela costumava cantar essa música para mim, sem eu saber que também era do Caetano. Decidimos incluí-la no repertório”.
A ideia de criar um disco em homenagem a Caetano surgiu de uma série de encontros musicais na casa do próprio homenageado e de sua esposa, Paula Lavigne. Xande relembra com carinho as noites de resenha, onde cantar “O Leãozinho” ao cavaquinho acabou encantando Paula.
“Nunca tinha visto ninguém tocar uma música dele no cavaquinho. Foi aí que Caetano sugeriu fazer um show no teatro, eu, sozinho, tocando cavaquinho. Fiquei desesperado com essa proposta, morrendo de medo”, contou Xande, revelando o início de uma jornada que culminaria na turnê. Segundo ele, foi Paula que sugeriu o título “Xande Canta Caetano”, e a partir daí, a ideia começou a tomar forma com a colaboração de Mosquito, Pretinho e o próprio Caetano.
O amor de Xande pela obra de Caetano remonta à sua infância, quando ouviu “Alegria, Alegria” na abertura da novela “Sem Lenço Sem Documento”. “Caetano sempre esteve presente na minha vida musical. Suas composições, como ‘Muito Romântico’ e ‘Luz do Sol’, fizeram parte da minha infância e moldaram meu amor pela música”, revelou Xande. Este amor pela música também se refletiu na escolha das canções para o disco e a turnê.
“A música tem o poder de emocionar e conectar diferentes gerações. Ao trazer canções de Caetano para o samba, espero manter viva a essência dessas músicas e apresentá-las a um público novo”, disse Xande, destacando o valor cultural e emocional das reinterpretações.
O carioca também lembrou da importância de homenagear seus ídolos em vida. “É gratificante ver a reação da pessoa homenageada. Caetano é uma influência imensa e ter ele presente no show me deixa nervoso e feliz ao mesmo tempo. Estou muito nervoso para a estreia desta turnê e agora mais ainda porque Caetano está junto. Mas ele me deixa super à vontade. Ele me dá muitas dicas, de uma maneira muito carinhosa”, confessou o cantor.
O show de estreia da turnê ‘Xande Canta Caetano’ acontecerá na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, no domingo (02), a partir das 19h. Os ingressos continuam a venda no site da Bora Tickets.