A cantora maranhense Iuna Falcão, resgatou as suas raízes trazendo ritmos e sonoridades da sua infância em São Luiz e a sua vinda para Salvador no seu novo single “Silêncio”. A canção, que será lançada nesta sexta-feira (14), nas principais plataformas digitais, já está disponível para pré-save.
Mulher negra, nascida em meio a artistas, Iuna tem na sua história o contato com a música desde sempre. “Minha trajetória artística é inspirada pelos mais velhos, Maria (minha avó e primeira mulher radialista do Maranhão) e Ciro Falcão (meu tio-avô artista plástico). Nesse cenário, cresci envolvida no universo percussivo maranhense, de onde vem meu estudo etnomusical”, explica a cantora.
Em “Silêncio”, a artista canta a sua diáspora do Maranhão para a Bahia, representando a sua história com Salvador. “Em Silêncio eu assinei a minha diáspora musical nessa chegada a Salvador envolto no universo maranhense em que eu nasci”, conta.
A composição de Luedi Luna e Helóa, tem a colaboração de Ricardo Braga, levando a percussão baiana nessa mistura. “A música me acompanhou durante toda a vida, mas foi em Salvador que fiz dela meu destino. Salvador entrega muito essa sensação artística de corpo diaspórico. E na música essa negritude se expressa de forma muito genuína e política, como uma espécie de manifesto. Quero mostrar isso nessa canção, através dos vários silêncios”, finaliza Iuna.