A renomada cineasta Carolina Markowicz lançou o aguardado trailer de seu segundo longa-metragem, “Pedágio”. A estreia do trailer ocorreu poucos dias após Markowicz ter conquistado o prêmio de Melhor Filme no Festival de Roma, realizado no sábado, 28 de outubro. Este filme, que se destacou no Festival do Rio, recebendo prêmios nas categorias de melhor atriz, ator, atriz coadjuvante e direção de arte, está programado para chegar aos cinemas em 30 de novembro.
Produzido pela Biônica Filmes e O Som e a Fúria, com coprodução da Globo Filmes e Paramount Pictures e distribuição pela Paris Filmes, “Pedágio” narra a história de uma atendente de pedágio que, incomodada com a orientação sexual de seu filho, comete atos ilícitos na tentativa de financiar uma “cura gay”. O filme, o único longa brasileiro de ficção na programação do festival, aborda as opressões e violências sofridas pela comunidade LGBTQIA+ frente às intolerâncias e atrocidades propagadas por alguns setores da sociedade.
Markowicz, que também assina o roteiro do filme, reflete sobre a relevância da temática em pleno século 21, enfatizando as consequências físicas e emocionais irreparáveis dessas práticas absurdas. A diretora descreve “Pedágio” como “um drama permeado por humor ácido” e ressalta o filme como uma crítica contundente à realidade enfrentada pela comunidade LGBTQIA+ no Brasil.
Confira o trailer:
Este longa-metragem, que participou de laboratórios de apoio ao desenvolvimento audiovisual, como o Tribeca All Access, Torino Film Lab e Berlinale Coproduction Market, reforça o compromisso de Carolina Markowicz com narrativas provocativas e relevantes. A cineasta também foi agraciada com o prêmio de Primeira Direção no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro deste ano por seu filme de estreia, “Carvão” (2022), que recebeu reconhecimento internacional e foi indicado para representar o Brasil na 38ª edição do Goya, uma das mais prestigiadas premiações do cinema europeu.