Após um longo período sendo desvalorizados e com riscos de não desfilar no Carnaval de Salvador, os blocos afros em 2024 iniciam os seus dias de glória. Isto porque a marca da folia deste ano pela Prefeitura de Salvador será ‘Salvador Capital Afro’, destacando todo o trabalho de anos que os negros lutaram e lutam até agora para serem vistos.
Segundo o prefeito da cidade, Bruno Reis, já foram investidos mais de 8 milhões de reais nos blocos afros desde 2023, e em 2024 haverá investimentos ainda maiores. Como, por exemplo, mais de 130 entidades de matriz africana independentes apoiadas pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur).
“Este ano, estamos prestando homenagem aos blocos afros; muitos estão completando datas comemorativas, como no caso do Ilê, com 50 anos de empoderamento do povo negro e relevantes serviços sociais, mostrando a beleza negra para o Brasil e para o mundo. É com muita alegria que fazemos esse lançamento para o povo de Salvador e apresentamos as novidades para o carnaval 2024”, declarou o gestor.
Ele ainda completou que a festa não apenas gera diversão, mas também emprego e renda para a cidade de Salvador. “Estou certo de que este será o melhor e maior de todos os tempos. As expectativas são altas, com mais de 2 milhões de visitantes e um investimento de mais de 2 milhões de reais na economia da cidade. A rede hoteleira está lotada, os restaurantes estão prontos para receber mais de 1 milhão de turistas, gerando 250 mil empregos diretos e indiretos durante este período. Isso destaca a importância do Carnaval, que agora reconhece e celebra sua negritude, consolidando Salvador como a capital mais negra do país”.
Já o secretário de Cultura, Pedro Tourinho, declarou que o tema do Carnaval deste ano é uma valorização dos donos das narrativas e do povo que nunca deveria sair de destaque. Segundo ele, esse é um trabalho que vem sendo feito não apenas no Carnaval, mas sim durante o ano todo.
“Prioridade no local adequado é essencial para assegurar a prosperidade dos verdadeiros protagonistas e guardiões da cultura da cidade, como comprovado pelos resultados obtidos em Salvador, reconhecida como o principal polo turístico do Brasil, segundo diversas fontes. O ano de 2024 promete oferecer uma experiência ainda mais enriquecedora, destacando aspectos como turismo, cultura, geração de empregos e renda para a cidade. O foco principal estará direcionado, acima de tudo, para a população negra de Salvador, que compõe a maioria e desempenha papel fundamental nas narrativas culturais e nos símbolos que representam a Bahia”, finalizou.