Neste sábado (06), das 10h às 13h, o Museu de Arte Contemporânea da Bahia será palco do evento “Amor de Primeira – Seja protagonista de boas histórias”, promovido pelo projeto literário Primeira Orelha em celebração ao seu sexto aniversário.
Aberto ao público, o evento tem um propósito nobre: arrecadar alimentos não perecíveis para a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que presta assistência a pessoas com HIV/AIDS em Salvador desde 1989.
“Toda doação é sempre bem-vinda, principalmente quando é feita por amor e pessoas comprometidas com a solidariedade e empatia com o próximo”, destaca Tia Conça, fundadora da IBCM, enfatizando a importância dessas contribuições para o sustento das mais de 80 crianças assistidas pela instituição.
Deko Lipe, idealizador do Primeira Orelha, ressalta a relevância de unir literatura e ações sociais, destacando o poder motivador da literatura para a solidariedade. “É uma honra poder colaborar de alguma maneira para a IBCM, que tem um trabalho importantíssimo para nossa sociedade. Usar a literatura como esse motivador às pessoas fazerem o bem é só mais uma constatação que ela nos salva”, afirma.
A dinâmica do evento é simples e solidária: a doação de um quilo de alimento garante ao doador a escolha de um livro entre os disponíveis, gentilmente cedidos por diversas editoras parceiras.
Além disso, o encontro contará com a participação de autores baianos em um bate-papo sobre a influência da literatura em suas vidas e no sonho de se tornarem escritores, mediado por Catarina Neris.