A emissora Globo oficializou nesta quinta-feira (2) o contrato para a transmissão do Festival de Parintins 2024. O evento, que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho na Ilha Tupinambarana, terá cobertura pela Rede Amazônica, parceira da Globo na região Norte, além de ser transmitido em TV aberta para todo o país.
Além da transmissão pela Rede Amazônica e TV aberta, o Festival também será exibido no Multishow e no Globoplay. Esta edição, que traz a tradicional disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, teve suas negociações já antecipadas pela Folha de S.Paulo em fevereiro.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmou o acordo e destacou a importância da presença da Globo no evento. “É um desafio fazer essa transmissão, a Globo é a segunda maior emissora do planeta e ela poderia estar cobrindo qualquer outro festival, mas escolheu estar em Parintins. Isso é importante para o estado”, declarou.
Segundo apurou a reportagem, o acordo entre a Globo e o Festival de Parintins é válido apenas para este ano, mas a experiência de 2024 será considerada para uma possível renovação nos anos seguintes.
A decisão da Globo em transmitir o Festival de Parintins foi influenciada pelo sucesso de Isabelle Nogueira, terceira colocada no BBB 24 e cunhã-poranga do Boi Garantido. Durante a participação de Isabelle no reality show, a audiência em Manaus (AM) alcançou médias acima dos 40 pontos.
Embora não seja a primeira vez que o Festival de Parintins tenha transmissão nacional, vale ressaltar que entre o final dos anos 2000 e o início dos anos 2010, o evento foi exibido pela Band, porém sem grande sucesso junto ao público.