A atriz Jéssica Ellen, 32, participará da próxima novela das 19h da Globo. Durante o Festival Negritudes Globo em Salvador, ela discutiu narrativas e fé ao lado do pastor Kléber Lucas, da ativista Ekedy Sinha, do padre Lázaro Muniz, com mediação de Rita Batista.
Jéssica compartilhou sua ligação com religiões de matriz africana, especialmente o candomblé, praticado por sua família. Ela é membra da casa Ilê Axé Onixegum no Rio de Janeiro, descendente do Terreiro da Casa Branca em Salvador. “Sou muito feliz de fazer parte de um Candomblé que é tradicional e que começou aqui (em Salvador). Sou muito honrada de fazer parte dessa tradição”, disse.
Ela recordou suas experiências iniciais no candomblé e como isso influenciou sua música. “Fiz um jogo de búzios, depois fui tomar um banho de erva, depois tomei o ebó e já tem sete anos de iniciada, graças a Oxum”, relembrou. Jéssica também mencionou seu primeiro álbum, Sankofa, que aborda sua família, e Macumbeira, que homenageia a umbanda.
Seu próximo álbum, todo em Iorubá, abordará exclusivamente o candomblé. “Estou para lançar o terceiro álbum e esse ele vai falar única e exclusivamente do candomblé.”
Retorno à TV
Jéssica se prepara para estrear como protagonista em “Mania de Você”, a próxima novela das 19h da Globo. Ela viverá Madalena, uma jovem que se descobre empreendedora no artesanato. A trama destacará o empreendedorismo feminino, com um trio romântico formado por atores negros: Jéssica, Fabrício Boliveira e Amaury Lorenzo.
“Sou o resultado das preces da minha avó, da minha mãe e de muitas outras pessoas que vieram antes de mim. Estar no palco, estar na televisão, falando de assuntos que atravessam a vida daquela personagem e consequentemente atravessa a vida de milhares de mulheres é um presente e uma responsabilidade,” afirmou.
Jéssica celebrou a representatividade do trio romântico. “É um momento de celebração também. E é isso, estou muito feliz e espero que vocês acompanhem.”