Pode destampar! Hoje, dia 2, é o Dia Internacional da Cerveja. A data é celebrada desde 2007, sempre na primeira sexta-feira do mês de agosto. Bebida mais consumida do mundo, a cerveja faz sucesso também entre os brasileiros, principalmente em regiões com clima quente, como o de Salvador.
A mistura de água, lúpulo, cevada e fermento é uma receita antiga. Existem referências à bebida em escritos de milênios antes de Cristo. No Brasil, acredita-se que as primeiras doses do líquido começaram a ser ingeridas pelas bandas do século 19. Atualmente, a Bahia é o estado do Nordeste que concentra o maior número de fábricas de cerveja.
As empresas instalaram seu maquinário de produção em Alagoinhas, município que fica a cerca de 130 quilômetros de Salvador. A qualidade da água local e questões geográficas estratégicas são apontados como motivos da escolha pela cidade. Uma dessas fábricas é do Grupo Petrópolis, que recebeu o portal Salvador Entretenimento para uma visita guiada, chamada de Beer Tour.
A produção local é de 62 mil garrafas e 128 mil latas por hora. Isso significa que 35 latas de cerveja ficam prontas a cada segundo. O responsável pela condução da visita foi o mestre cervejeiro Matheus Facca. “A produção de cerveja aqui acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana. São 700 mil hectolitros de cerveja por mês, apenas nesta unidade”, contou.
Entre uma degustação e outra, o profissional explicava com maestria cada detalhe do longo processo produtivo da bebida. Algumas etapas são, filtração, fervura, resfriamento, fermentação, maturação, envase, inspeções de segurança e de qualidade e rotulação. Tudo isso é feito por máquinas enormes operadas por profissionais qualificados.
Abaixo, organizamos algumas curiosidades para você falar do nada e mostrar que entende de cerveja na mesa do boteco:
- O malte é a cevada que passa pelo processo de malteação. Ele é responsável por definir aspectos como aroma, coloração e sabor da cerveja;
- O lúpulo é uma planta trepadeira, que tem o papel de dar o amargor à bebida;
- A cerveja torna-se uma bebida alcoólica na etapa da fermentação, quando os açúcares são transformados em álcool e em gás carbônico;
- O estilo de cerveja mais consumido no Brasil é o American Larger;
- As cervejas chamadas de “puro malte” são aquelas em que 100% do malte utilizado é oriundo da cevada.