O poema inédito “ABC de Sebastopol”, escrito pelo autor baiano Jorge Amado, será leiloado nesta sexta-feira (11), em Montevidéu, pela casa de leilões Zorrilla, em parceria com a Hilario, de Buenos Aires. Datilografado e assinado pelo escritor em 1942, o poema foi autenticado pela Fundação Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, e será vendido com lances a partir de US$ 1,8 mil.
Jorge Amado escreveu a obra durante seu exílio no Uruguai e na Argentina, fugindo da perseguição do Estado Novo de Getúlio Vargas. O poema acompanha uma fotografia com uma dedicatória bem-humorada: “Para Rosa não acreditar que só faço brutalidades, esse retrato muito melhorado do Feio”.
Segundo o catálogo do leilão, os versos foram inspirados por eventos na cidade de Sebastopol, na Crimeia, durante a Segunda Guerra Mundial. “Jorge resgata as características sociais da Rússia de então”, descreve o documento. O leilão será realizado presencialmente e online a partir das 15h, e o poema permanecerá inédito até que seu comprador decida divulgá-lo.