Pessoas idosas participaram da ação ‘60+ Envelhecimento Ativo e Saudável’, realizada nesta sexta-feira (25) no Parque Metropolitano de Pituaçu. O evento teve como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a terceira idade e promover a longevidade.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) organizou a atividade em parceria com as secretarias de Saúde (Sesab) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), além do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cepi). A ação é alusiva ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro pela Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), a Bahia registrou um aumento de 44,1% no número de pessoas idosas nos últimos 10 anos, totalizando quase dois milhões de cidadãos com 60 anos ou mais.
Durante o evento em Pituaçu, grupos de pessoas idosas dos Centros Sociais Urbanos da Liberdade e do Nordeste de Amaralina se apresentaram, juntamente com o samba de roda do Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres e o grupo de pacientes de fisioterapia do Creasi. Também houve um bate-papo sobre ‘Direitos Previdenciários da Pessoa Idosa’, moderado pela advogada Dora Márcia Zalcbergas, que tirou dúvidas sobre aposentadoria e outros benefícios.