No dia 14 de novembro, às 20 horas, o palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, receberá a estreia das oito Orquestras Afrobaianas. O evento gratuito marca o encerramento da primeira edição do Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas, uma iniciativa da Casa da Ponte, organização sociocultural liderada pelo maestro Ubiratan Marques. O espetáculo contará com a presença da Orquestra Afrosinfônica e do cantor Russo Passapusso.
Além de trazer um repertório que mistura percussão, sopros e vozes, cada orquestra será oficialmente entregue a importantes organizações culturais de Salvador: Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Banda Didá, Pracatum, Cortejo Afro e Grupo Étnico Cultural. Sob a direção artística de Ubiratan Marques, Filipe Cartaxo e Russo Passapusso, o show destacará a Orquestra Afrosinfônica, primeira do gênero no país.
O Ponte Para a Comunidade – Orquestras Afrobaianas atendeu cerca de 1,5 mil estudantes de todas as idades em Salvador, oferecendo cursos de percussão afro, sinfônica, sopros, violão, canto coral, entre outros. O projeto conta com professores renomados, como Mou Brasil (guitarra), Érica Sá (percussão) e Luciano Chaves (sopros).
Serviço
O quê: Show de estreia das Orquestras Afrobaianas
Atrações: Orquestra Afrosinfônica, Russo Passapusso
Quando: 14 de novembro, 20 horas
Onde: Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Salvador
Quanto: Gratuito (ingressos disponíveis no Sympla a partir de 7 de novembro)