Se você pretende ampliar o seu hábito de leitura em 2023, abaixo listamos 5 livros que você não pode deixar de ler, ou pelo menos, incluir na sua listinha este ano. São livros para todos os gostos e sobre os mais diversos temas, que ajudam a aumentar o repertório de uma forma divertida e interessante. Confira sobre o que se trata cada obra abaixo e boa leitura!
Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus
Como mulher negra e mãe solo de três filhos, no livro Quarto de Despejo, Carolina Maria de Jesus conta o seu dia a dia e a realidade da vida dura em uma favela de São Paulo nos anos 50 e 60. Carolina trabalhou como empregada doméstica e catadora de lixo, mas era apaixonada pela leitura e pela escrita.
Assim, o livro Quarto de Despejo surgiu inicialmente de relatos escritos no diária da autora. Após diversas tentativas de mandar para editoras internacionais, Carolina conhece o jornalista Audálio Dantas, que publica uma reportagem com trechos do seu diário no jornal e mais tarde a ajuda na edição e publicação do livro. A obra trata de temas atuais e muito relevantes como desigualdade social, pobreza, doenças, fome, racismo e violência.
Os sete maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid
A obra narra história de Evelyn Hugo, estrela de Hollywood, ganhadora do Oscar e casada sete vezes. Quando a artista está prestes a completar 80 anos, decide contar a sua própria história em um livro e escolhe a jornalista Monique Grant para isso, que até então era totalmente desconhecida.
Mais do que somente uma narrativa envolvente e cheia de surpresas, no livro você encontra temas como empoderamento feminino, representatividade LGBTQIA+, violência doméstica, erotização da mulher e preconceito. A obra foi best-seller do New York Times e inclusive vai virar filme, que será produzido pela Netflix.
Torto Arado – Itamar Vieira Junior
Ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2020 na categoria de melhor romance, Torto Arado conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonisia, que moram no interior da Bahia, são filhas de trabalhadores rurais e descendentes de escravos. Ocorre então um acidente, que faz com que as irmãs se tornem dependentes uma da outra.
Ao retratar a vida das irmãs, a obra retrata com grande veracidade muitas das questões atuais que permeiam o país e a realidade brasileira, como o trabalho agrário, machismo, preconceito, pobreza, violência doméstica, religiosidade e escravidão moderna.
À primeira vista – Nicholas Sparks
À primeira vista captura toda a incerteza, a tensão e a angústia da vida de um jovem casal, mas também retrata o romantismo, o companheirismo, a descoberta e o amadurecimento que só o verdadeiro amor pode proporcionar.
1 página de cada vez – Adam J. Kurtz
Como o título diz, cada página traz uma brincadeira diferente. Pode ser uma pergunta, uma sugestão de desenho ou um pedido para que você crie uma lista de músicas para seu amor verdadeiro ou das melhores fatias de pizza que comeu na vida. O autor também pede para o leitor colar objetos inusitados nas páginas do livro e compartilhar nas redes sociais algumas das anotações feitas nele. Uma maneira espirituosa e lúdica de buscar o autoconhecimento.