O cantor Gilberto Gil recebeu, na noite desta terça-feira (14), o título de Doutor Honoris Causa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. A cerimônia, conduzida pela jornalista baiana Rita Batista, aconteceu na Reitoria do Ifba, no bairro do Canela, em Salvador.
Durante a comemoração, o artista foi homenageado com uma apresentação dos Afoxé Filhos de Gandhy, bloco tradicional de Salvador que Gil colabora há anos. Além disso, a cerimônia relembrou a trajetória do cantor, desde o lançamento do primeiro disco em 1967, passando pela criação da Tropicália, exílio em Londres e o retorno para o Brasil. Nestes 80 anos de vida, o baiano lançou 60 discos e ganhou nove prêmios no Grammy.
Além dos prêmios na música, Gilberto Gil recebeu no ano passado o título de imortal na Academia Brasileira de Letras (ABL) e foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa da Berklee College of Music, uma das maiores universidades de música do mundo.
Essa é a primeira vez que o Instituto concede título de Doutor Honoris Causa. A cerimônia, marcada para o dia 7 de fevereiro no Teatro castro Alves, teve que ser reagendada por causa do incêndio que atingiu o edifício no início do ano.