Pela primeira vez, a cidade de Paris, na França, receberá a tradicional Festa de Yemanjá. A celebração afro-brasileira que ocorre anualmente no dia 2 de fevereiro no Brasil, está marcada para o dia 11 de junho, às margens do Rio Sena, famoso curso d’água que banha a capital francesa. A iniciativa partiu do artista e produtor Tom Dantas da Bahia, presidente da Associação Odoyá Paris, que busca promover e valorizar a cultura afro-brasileira no país europeu.
Tom reside em Paris há 17 anos e afirmou que decidiu criar a Associação Odoyá Paris, com o intuito de divulgar a música, dança, culinária, ancestralidade e religiosidade afro-brasileiras na França. A festividade contará com uma cerimônia religiosa pela manhã, seguida por uma feijoada e apresentação musical no Mineirinho Bar, onde Tom Dantas se apresentará.
Durante o cortejo, os participantes deverão usar as cores branco e azul, representativas do orixá homenageado, e levar presentes biodegradáveis para serem lançados ao rio como oferenda. A iniciativa da Associação Odoyá Paris busca disseminar o protagonismo negro em diversas áreas, promovendo conhecimentos e desmistificando preconceitos sobre a história do povo negro, além de promover eventos culturais e educacionais relacionados à cultura afro-brasileira na França.