A cidade de Alagoinhas, na Bahia, se prepara para sediar o segundo Bahia Beer Festival, de 15 a 17 de novembro, na zona turística Caminhos do Sertão. A produção de cerveja artesanal está em alta na região, impulsionada por eventos como a Feira Origem Week e o Chocolat Festival, realizados em março em Salvador, com apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
Uma das principais atrações do festival será a cerveja Pilsen Mel de Cacau, produzida pela empresa Cacaulier, de Coaraci, em parceria com a fábrica Beer Tchê, de Alagoinhas. Esta cerveja inovadora, inspirada na história da lavoura cacaueira, é feita com produtos 100% naturais, sem conservantes e possui um teor alcoólico de 4,5%.
O diretor da Cacaulier, Luís Fernando Lyrio, explicou que a ideia surgiu de um encontro na Feira Origem Week. “Conheci o fundador da Beer Tchê na feira, onde eu divulgava o mel de cacau, e decidimos misturar os dois produtos. Assim, surgiu a nossa cerveja pilsen diferenciada, que tem tido boa aceitação no mercado e estará em exposição no Bahia Beer”, relatou Lyrio.
Fabrício Goulart, proprietário da Beer Tchê, também ressaltou a importância do festival. “Foi um encontro casual, que transformou-se em negócio, com tendência de crescimento na produção, porque a cerveja tem sabor único. Uma ótima vitrine será o festival de Alagoinhas, que deu novo ânimo aos produtores de cervejas artesanais do município”, completou Goulart.
O titular da Setur, Maurício Bacelar, destacou o impacto positivo do primeiro Bahia Beer Festival e da Origem Week. “Após a realização do primeiro Bahia Beer, no ano passado, e a consolidação da Origem Week como feira de negócios e turismo, os produtores de cervejas artesanais ficaram motivados a participar desses eventos e investir em novos rótulos, o que tem tornado o segmento ainda mais atrativo”, afirmou Bacelar.