O Circo Picolino realiza, no dia 26 de outubro, a Noite do Tapete Vermelho, um evento que homenageia o protagonismo da mulher nas artes circenses, com ênfase nas artistas baianas. A partir das 19 horas, o público poderá conferir uma programação variada, que inclui performances artísticas, desfiles, poesia, teatro e um espetáculo especial. Entre os destaques da noite está A Mulher do Circo – A Noite do Tapete Vermelho, que terá uma banda composta apenas por mulheres e uma cenografia diferenciada, com uma passarela-picadeiro. A curadoria e direção artística do espetáculo são de Luana Tamaoki Serrat, com co-criação das artistas circenses Verônica Tamaoki, Nina Porto, Nana Porto e Wilma Macêdo.
A noite contará também com um grande desfile em homenagem a importantes figuras do circo, como Maria José Aurora Calado, conhecida como Dona Zeza, e Valnice Augusto Nascimento, a Baianinha. “A mulher teve um papel fundamental na Picolino”, afirma Luana Tamaoki Serrat. “Hoje, temos uma gestão formada majoritariamente por mulheres, e esse é um momento de celebrar e fortalecer as mulheres do circo.”
O Salto
Como parte da programação, o solo circense O Salto, da aramista e performer Ninha Almeida, será apresentado no dia 27 de outubro, às 19 horas. Com direção de Lucas Mariani, o espetáculo une música, teatro, dança e técnicas circenses, inspirado nas memórias de infância da artista.
Serviço
O quê: Noite do Tapete Vermelho
Quando: 26 de outubro, a partir das 19 horas
Onde: Circo Picolino, Pituaçu
Quanto: Entrada gratuita
O quê: Solo circense O Salto
Quando: 27 de outubro, às 19 horas
Onde: Circo Picolino, Pituaçu
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)