Em comemoração à 21ª Semana Nacional dos Museus, os museus em Salvador vão contar com programações especiais até domingo (21). Com o tema ”Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, debates, exposições, atividades e palestras serão promovidas pelas instituições durante o período. Nesta edição, os soteropolitanos contarão com a novidade de um roteiro para ida aos museus com transporte circular gratuito.
Os locais que participam do projeto na capital baiana são: Palacete das Artes, no bairro da Graça; o Museu Tempostal, no Pelourinho; o Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória; o Museu Geológico da Bahia, também no Corredor da Vitória; o Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo; o Centro de Memória da Bahia, no bairro dos Barris; o Museu de Arte Moderna da Bahia, na avenida Contorno; e o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, no Pelourinho.
O público poderá embarcar em um ônibus na porta de um dos museus com destino ao outro. As saídas têm horários fixos e os veículos não fazem paradas no meio do caminho para embarque de outros passageiros. O transporte circular é das 10h às 18h, mas para museus do Pelourinho é até as 17h.
Programação
O Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça, vai comemorar a semana com duas exposições. Uma focada na força da mulher negra e a outra no escultor, pintor, gravador, desenhista e professor Juarez Paraíso. As visitações são gratuitas e podem ser realizadas de terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Na terça-feira, 16, às 10h, a exposição ”Paz em todas as línguas”, estreia no Museu Tempostal, localizado no Pelourinho. A mostra coletiva, conta com instalações e obras interativas. A visitação poderá ser realizada de terça a sexta, das 10h às 16h e sábado, das 12h às 16h. Além disso, o museu vai realizar uma palestra sobre bem-estar e meditação guiada com representantes do Brahma Kumaris, também na terça, das 10h às 11h.
Com oficinas, rodas de conversas, exposição e visita mediada, o Museu de Arte da Bahia (MAB Bahia), localizado no Corredor da Vitória, comemora a 21ª Semana Nacional dos Museus. Entre as atividades, está a exposição ”ATÉ QUANDO?”, realizado pelo fotógrafo baiano Genilson Coutinho, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a LGBTQIAfobia, na quarta-feira, 19. O ensaio fala sobre a violência contra os LGBTQIA+.
O Museu Geológico da Bahia (MGB), vai integrar a 21ª Semana Nacional de Museus com o retorno das Terças Musicais, promovida pelas Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), além de exibição de filmes, além da realização de palestras e debates, de terça-feira, 16, até sábado, 20. A instituição fica localizada no Corredor da Vitória e tem entrada gratuita. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 13h às 18h, e aos sábados e domingos das 13h às 17h.
A exposição “Fascínio de Leonardo Da Vinci pela Água” ficará em cartaz no Museu do Mar Aleixo Belov, localizado no Santo Antônio Além do Carmo. Os visitantes poderão conhecer de perto objetos idealizados pelo italiano Leonardo Da Vinci. A mostra é de autoria do engenheiro e projetista soteropolitano Thales de Azevedo Filho. Ao todo, o público poderá admirar e manusear 28 objetos até o dia 18 de junho. Durante a semana, a meia entrada para o museu será no valor de R$ 10. Além da exposição, o espaço cultural também vai realizar feira e oficina.
Pensando sobre o tema sustentabilidade e bem-estar, o Centro de Memória da Bahia vai realizar debates e painéis, na quarta-feira, 17, e sexta-feira, 19, a partir das 8h30, no quadrilátero da Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB), no bairro dos Barris. A programação conta ainda com roda de conversas com gestores de museus, grupos de trabalhos, performances artísticas e teatrais. O encontro é voltado para gestores, profissionais atuantes em museus, organizações sociais, coletivos de memória e arte.
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM Bahia) vai abrir na quinta-feira, 19, a exposição ”Entreatos II – Frans Krajcberg Novas Aquisições”, que reúne 13 obras do artista, fotógrafo e ambientalista polonês, naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg. A mostra está localizada na Galeria 3 do MAM e tem exibição gratuita.
Além das atividades realizadas no Centro de Memória da Bahia, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizado no Pelourinho, vai promover ao público uma palestra sobre arte terapia e oficina de autorretrato com pinturas em tela.