Apesar de muitas pessoas possuírem a ideia de que licor bom é só o que é produzido no interior, há também produtores locais da capital baiana que ‘dão o nome’ e trazem qualidade no sabor e na entrega da bebida mais consumida nesta época do ano. A exemplo do ‘Licor de Mainha’, empresa soteropolitana de licor caseiro que já está no mercado há nove anos.
Tudo começou quando a mãe de Mariane Carvalho iniciou com apenas um sabor de licor, que era exposto para degustação no restaurante que estava localizado no bairro do Comércio, em Salvador. Apesar da história com a bebida ter iniciado há 20 anos, a produção para venda só começou mesmo há mais ou menos nove anos, quando o ex-marido da estudante de gestão pública experimentou um licor que foi feito pela então sogra na época. Ele gostou e sugeriu criar novos sabores. Desde então, a empresa não parou de inovar e expandir sua variedade de sabores.
No começo, foi um desafio conciliar o trabalho na empresa com os empregos externos. Mariane precisava dividir seu tempo entre o trabalho, a empresa e a família. A produção dos licores é toda artesanal, feita dentro de casa. “Saio daqui do trabalho, vou para casa ajudar. Trabalhamos desde a compra de garrafa, higienização e produção dos licores, né? Além das entregas em que as retiradas acontecem lá em casa. É tudo muito minucioso para que a gente tenha o menor percentual de erro possível tanto para o cliente, quanto para a gente”, contou ao portal Salvador Entretenimento.
A qualidade é uma prioridade para a empresa. Todos os ingredientes utilizados são naturais e frescos. O milho, por exemplo, é comprado na espiga, retirado da casca e triturado junto com água fervida. O maracujá é desmanchado manualmente.
A ideia por trás da manutenção da empresa até hoje é proporcionar uma renda extra para a família. A mãe de Mariane é aposentada e a produção dos licores ajuda a juntar dinheiro. Eles veem o negócio como um fundo de caixa para ajudar nas despesas domésticas.
Com o tempo, eles foram aprimorando o processo e decidiram mudar o nome da empresa de ‘SM Licores’ para ‘Licor de Mainha’, que se tornou bastante conhecido, e há cerca de dois anos, introduziram um novo sabor que se tornou o carro-chefe da empresa: o licor de doce de leite. “Esse sabor foi muito bem recebido pelos clientes e se tornou um dos mais pedidos, juntamente com os licores de maracujá, café e chocolate”, contou. Além disso, eles também possuem sabores como amendoim e milho em sua linha de produtos.
De acordo com Mariane, o nome foi alterado para transmitir a sensação de acolhimento e mostrar o cuidado artesanal presente em cada garrafa produzida em casa junto com a mãe. “O licor é feito com amor e carinho, assim como a comida caseira, e busca agradar não apenas aos consumidores, mas também à família que o produz”, finalizou.