O conto “Bolero de Satã”, do escritor e ativista Jean Wyllys, ganhará uma versão em curta-metragem pelas mãos da cineasta baiana Ceci Alves. A adaptação faz parte da comemoração dos 30 anos de carreira da diretora, que também comanda a produtora ¡Candela! Produções. A cineasta já anunciou que as filmagens devem começar no final de 2024, entre novembro e dezembro, e o lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2025.
No elenco, os atores Ciro Sales e Adriano Big Soares estão confirmados, enquanto a atriz protagonista ainda será escolhida. O curta será gravado na Chapada Diamantina, mas Ceci destaca o caráter universal da história: “Pode se passar em qualquer lugar do mundo, mas a gente vai filmar na Bahia”, afirmou.
Essa é a primeira vez que uma obra de Jean Wyllys será adaptada para o cinema. Para Ceci, o projeto é um sonho realizado. Ela conta que a ideia surgiu após ler o conto no início dos anos 2000, e a partir daí, manteve a vontade de transformar o texto em filme. “Eu lembro que ele disse: ‘seria uma honra e só se realizaria plenamente no dia em que eu adaptasse um conto dele'”, compartilhou.
A trama do conto narra o encontro de uma mulher com o diabo em um inferninho, onde, após uma dança, ela entrega sua alma. No filme, o roteiro traz uma nova camada de realidade, ao incluir a violência doméstica sofrida pela protagonista, que sonha com o inferninho, sem saber o que é real ou imaginação.
O curta e um futuro longa-metragem, também em desenvolvimento, fazem parte do novo momento da ¡Candela! Produções, que foi contemplada com o apoio da Lei Paulo Gustavo Bahia e passará por uma requalificação.