O episódio desta quinta-feira (25) do Linha Direta abordará o ‘Golpe dos Nudes’. O crime ficou conhecido no Brasil após a polícia descobrir um quadrilha que atuava no sul do país ameaçando vítimas com perfis falsos nas redes sociais. Com apresentação do jornalista Pedro Bial, o programa vai ao ar após o “Cine Holliúdy”.
No golpe, os criminosos entravam estabeleciam uma relação mais íntima com as vítimas na forma de conseguirem fotos íntimas por aplicativos de mensagem. Após o envio, os suspeitos iniciavam uma série de ameaças, incluindo extorsão, alegando que as imagens recebidas eram de uma menor de idade. A quadrilha exigia pagamento em dinheiro em troca de não expor a situação.
Os golpistas se passavam por adolescentes e familiares da suposta menor de idade, simulando um cenário de delegacia para dar maior veracidade ao golpe. Eles atuavam como supostos delegados para pressionar a transferência de valores em um esquema que chegou a movimentar milhões de reais em ações comandadas de dentro de presídios de segurança máxima do Rio Grande do Sul.
Ao final, o programa também vai trazer alertas sobre como se proteger do golpe, que ainda é aplicado, e como o público pode ajudar a localizar um dos principais integrantes do grupo, Giliane Lindsai da Silva Abreu, que segue foragido da justiça desde 2021.
O “Linha Direta” tem apresentação de Pedro Bial e é exibido após o “Cine Holliúdy”, toda quinta.