Até o final do mês de abril, os soteropolitanos poderão conferir a exposição de arte sobre cultura indígena ‘Seres terrestres em conexão com a sua divina existência’. A mostra reúne quadros em quilling (técnica de desenho a partir da colagem de finas tiras de papel) e artes diversas como colares, brincos, louças, cocal, arco e flechas, maracá e livros das famílias das aldeias Fulni-ô, Kariri Xocó e Fulkaxó.
Promovida pela Universidade do Estado da Bahia, por meio do CEPAIA e do Programa de Pós-Graduação em Estudos africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras, com a participação da artista plástica Anatê, a exposição é uma forma de através da arte, difundir os conhecimentos, saberes e práticas de matriz indígena.
A artista plástica Anatê desenvolveu seis quadros com a temática indígena especialmente para a ocasião. No processo criativo, a artista costuma estudar, ler livros, assistir filmes e mergulhar no universo a ser abordado, antes de começar a produzir os quadros. Desta vez, para a exposição sobre o universo indígena, a preparação foi através de Exercícios Meditativos Ancestrais, promovidos pela Owca Ayam, Espaço Multireferencial de Aprendizagem pelas Medicinas Tradicionais Indígenas.
SERVIÇO
O que? Exposição “Seres terrestres em conexão com a sua divina existência”
Quando? Durante todo o mês de abril, sextas: das 8h às 17h e sábados: das 9h às 16h
Onde? CEPAIA / UNEB (Rua do Passo, nº4 – Santo Antônio Além do Carmo)
Quanto? Gratuito